Como criar uma Rotina Diária de Cuidados de Pele

Publicado a 23 agosto 2017

Como criar uma Rotina Diária de Cuidados de Pele
A verdadeira beleza vem de pequenos passos que se fazem diariamente, em poucos minutos, todos os dias. Uma boa alimentação, um estilo de vida saudável e pequenos gestos de cuidados da pele diários têm mais impacto do que ir a um Spa de 3 em 3 meses para fazer um tratamento de pele, ou fazer uma máscara de vez em quando.

Neste post vamos focar-nos na Rotina Diária de Cuidados de Pele

Regra geral, após a limpeza da pele (que é o passo mais importante de qualquer rotina de cuidados de pele), devem-se aplicar os produtos do mais leve para o mais pesado, em termos de texturas. Assim, deve-se começar por produtos à base de água e gel, e terminar com cremes e óleos. Também se deve ter em atenção que os produtos que servem para fazer tratamentos, como produtos para acne ou séruns concentrados, devem ser aplicados o mais próximo da pele possível.
A nossa sugestão de rotina de cuidados de pele aplica-se a toda a gente, independentemente de ser homem ou mulher, e de usar produtos naturais ou convencionais.
A diferença entre uma rotina convencional e uma rotina natural está apenas nos ingredientes. O mundo da beleza natural tem os mesmos tipos produtos de limpeza, tónicos, séruns, óleos e cremes, que as marcas mais convencionais vendidas no mercado.

O objetivo dos cuidados de pele de manhã é preparar a pele para o dia e protegê-la dos agressores externos aos quais estamos expostos diariamente.

Passo 1

Limpeza

Se tiver a tentação de saltar a limpeza da pele de manhã, pergunte-se com que frequência muda a fronha da almofada. O mais provável é que seja mudada apenas uma vez por semana. Ou seja, a sua pele está a acumular a sujidade, suor e sebo não de uma noite, mas de todas as anteriores.
Recomendamos que escolha um produto de limpeza suave e refrescante, para limpar a pele e acordar os sentidos. Aplique o produto na pele seca, massage bem com movimentos circulares concentrando-se nas zonas que tendem a acumular mais sujidade: os cantos do nariz, o queixo, e o centro da testa. Remova o produto com água morna. Se não gosta de salpicar água na cara de manhã, use uma pequena toalha de rosto húmida para remover bem o produto.

Sugestões: 
Para pele normal e mista/oleosa: Gel de Limpeza de Rosto Daily Detox 
Para todos os tipos de pele: Egoboost Gentle Foam Wash
Para pele seca: Hallelujah Cleanser da Antipodes


Passo 2

Tónico Hidratante

Os tónicos hidratantes têm evoluído muito ao longo dos anos e já estamos bem longe dos tempos em que este passo estava repleto de produtos à base de álcool, cuja função era "fechar os poros".  Os tónicos hidratantes de hoje são repletos de ingredientes botânicos benéficos e nutritivos, como ácido hialurónico, antioxidantes e águas florais. São absolutamente essenciais, para todos os tipos de pele, mesmo para as peles oleosas, que apesar da oleosidade aparente podem, mesmo assim, estar desidratadas.

Sugestões: 
Para pele normal e mista/oleosa: Resurrect Clarifying Facial Toner da Antipodes 
Para todos os tipos de pele: Daily Defence Moisture Mist da Evolve
Para pele seca: Organic Flowers Toner Deep Rich da Whamisa


Passo 3

Creme de Olhos

Por norma, os cremes de olhos são mais leves e delicados que os cremes hidratantes. Por esse motivo, devem ser aplicados como um tratamento: quanto mais perto da pele melhor. Por isso deve ser aplicado antes de todos os outros passos, para garantir que os seus nutrientes chegam onde os queremos.

Sugestões: 
Para banir olheiras: Organic Flowers Eye Essence da Whamisa
Para reduzir o inchaço: Egoboost Eyes Wide Open Serum da Supermood
Para frescura e hidratação: Kiwi Seed Oil Eye Cream da Antipodes


Passo 4

Séruns / Óleos

O tipo de sérum a escolher depende da preocupação específica da pele. Já existem séruns e óleos para todo o tipo de problemas de pele: pele oleosa, seca, madura, ou com acne. Há séruns para iluminar a pele, para tratar manchas de pigmentação e para nutrir a pele desidratada. Pode-se usar mais do que um sérum ou óleo. E aqui aplica-se a regra de usar primeiro os produtos mais leves. Primeiro aplique séruns à base de água e vá aplicando depois os mais pesados. Os óleos podem ser aplicados no fim, ou podem até ser misturados com o creme hidratante.

Sugestões: 
Para hidratação: Evolve Sérum de Ácido Hialurónico
Para anti-idade: Super 16 Serum da Oskia
Para reduzir as manchas da pele: Apostle Skin-Brightening Serum da Antipodes


Passo 5

Creme Hidratante

O creme hidratante sela todas as outras camadas de cuidados de pele, garante que a pele fica protegida e fornece hidratação à sua camada superior. O tipo de creme que usa é ditado pela sua preferência e pela necessidade da sua pele. Existem cremes mais leves, à base de água, e cremes mais ricos que contêm óleos. Utilize aquele que sabe que a sua pele absorve bem e que deixa a pele mais confortável.

Sugestões: 
Para pele normal e mista/oleosa: Rejoice Light Facial Day Cream da Antipodes 
Para todos os tipos de pele: Egoboost The Perfect Day Cream da Supermood
Para pele seca: Daily Renew Natural Face Cream da Evolve


Passo 6

Protetor Solar

Mesmo que o creme hidratante tenha proteção solar, recomendamos sempre que aplique uma camada adicional de protetor solar no final da sua rotina matinal, especialmente se utiliza ácidos exfoliantes (AHAs ou BHAs) ou tratamentos anti-envelhecimento (Vitamina A e Retinóis). O protetor solar é também o que vai garantir que a sua pele se mantém jovem e luminosa durante mais tempo. Se não usar proteção solar, qualquer tratamento anti-idade que use agora ou venha a usar estará a tentar lutar contra um dano irreversível causado pelo sol.

 

O objetivo dos cuidados de pele è noite é limpar bem a pele de toda a sujidade que se acumula ao longo do dia e ajudá-la a fazer o seu trabalho de reparação noturna.

Passo 1

Primeira Limpeza

A primeira limpeza serve para remover sujidade à base de óleo: maquilhagem, protetor solar e a camada superficial de sujidade e poluição que se acumula sobre a pele ao longo do dia (veja o nosso artigo de blog Double Cleansing - a arte de limpar a pele duas vezes). A maquilhagem e o protetor solar são formulados para não sair da pele, por isso recomendamos que utilize um produto à base de óleo ou bálsamo para este passo. Remova com uma toalha de rosto húmida (pode usar a mesma que usou de manhã, e coloque-a para lavar a seguir à limpeza da noite).

Sugestões: 
Para pele normal e mista/oleosa: Óleo Desmaquilhante e de Limpeza - True Cleanse Oil da Sister & Co.
Para todos os tipos de pele: Grapeseed Butter Cleanser da Antipodes
Para pele seca: Gentle Cleansing Melt da Evolve


Passo 2

Segunda Limpeza

A segunda limpeza vai mais a fundo, para libertar a sujidade à base de água, células mortas de pele, e poluição mais teimosa que se acumula profundamente nos poros. Pode usar o mesmo produto que usa de manhã, ou ter um produto diferente, consoante a sua preferência pessoal.

Passo 3

Exfoliante

O objetivo deste passo é ajudar a libertar as células mortas da pele. Nem toda a gente necessita de o fazer todos os dias. Para a maior parte das pessoas 1 - 3 vezes por semana é o suficiente. A exfoliação pode ser feita de duas formas:
  • Usando pequenas partículas que fazem uma massagem manual para libertar as células mortas e sujidade profunda dos poros. Esta é a mais conhecida, e recomendamos apenas que tenha em atenção de que o seu exfoliante seja à base de produtos naturais (açúcar, café, etc) em vez de micro-particulas de plástico que poluem os oceanos, e podem causar micro-rasgões na sua pele, imperceptiveis a olho nu, mas que a longo prazo vão causar problemas de cicatrização.
  • Alternativamente pode usar tónicos, loções ou máscaras exfoliantes, à base de ácidos (AHAs e BHAs) e enzimas de frutas. Estes ingredientes quebram as ligações entre as células mortas e as células vivas e ajudam a libertar a sujidade presa nos poros.

Sugestões: 
Para pele normal e mista/oleosa: Gentle Scrub da Skin & Tonic
Para todos os tipos de pele: Organic Seeds Peeling Finger Mitt: Pore Care da Whamisa
Para pele seca: Micro Exfoliating Balm da Oskia


Passo 4

Creme de Olhos

Pode ser o mesmo creme usado de manhã ou, para as peles mais maduras, pode usar um creme com vitamina A ou retinol que ajude a combater o aparecimento de sinais de envelhecimento.

Passo 5

Séruns / Óleos

Também à semelhança da rotina matinal, os séruns da noite escolhem-se consoante as necessidades da pele. Pode optar por usar diferentes ou usar os mesmos. Por exemplo, pode usar um sérum iluminador ou um sérum hidratante de manhã, e um sérum reparador ou anti-envelhecimento à noite. Ou ter os 4 séruns e ir alternando consoante as necessidades da pele em cada dia. Se tiver séruns, óleos ou tratamentos que contenham Vitamina A ou Retinol utilize-os à noite, já que não estará em exposição ao sol.

Passo 6

Creme Hidratante

Por último, o creme hidratante vai selar os cuidados de pele e hidratar a camada superficial da pele. Pode usar o mesmo creme que usou de manhã, desde que esse creme não tenha proteção solar. Se o seu creme de manhã tem proteção solar, opte por investir num creme de noite separado. Aproveite por procurar um que tenha ingredientes anti-inflamatórios e ricos em antioxidantes, que vão ajudar a pele no seu trabalho de reparação celular noturna.

Sugestões: 
Para todos os tipos de pele: Avocado Pear Night Cream da Antipodes
Para pele madura ou pele seca: Bedtime Beauty Boost da Oskia

Mais publicações